Já visitaste o Solar dos Zagallos?

O Solar dos Zagallos

O solar dos Zagallos foi criado no século XVIII.  Hoje encontra-se recuperado pela Câmara Municipal e foi transformado em Centro Cultural vocacionado para as culturas locais.
Como principal edifício da freguesia da Sobreda, o Solar dos Zagallos convida a conhecer os seus românticos jardins, as três capelas e os vários espaços da casa mandada construir pela família Zagallo, que chegou a esta região no reinado de D. João II.
 Também conhecido como Quinta dos Pianos – é uma antiga propriedade rural do século XV, que pertenceu originalmente à família Zagallo e que sofreu modificações sucessivas ao longo do tempo.
A quinta (ou o que dela resta) integra casa apalaçada do século XVIII, capelas, jardim, pomar e dependências agrícolas, constituindo o conjunto edificado mais notável da freguesia da Sobreda, no concelho de Almada.


Fonte: Artigos sobre O Solar dos Zagallos, Portal da Câmara Municipal de Almada.

Bernardo Teixeira e Guilherme Tavira 7ºB
Eugenia Fernandes, 5º E







     À entrada do Solar está um painel com azulejos azuis, datado do do século XVIII, representando a fuga da Sagrada Família para o Egito. 

   

    Em cima,  encontra-se uma imagem do Menino Jesus aos doutores do templo.

     No jardim podemos ver:




      
Capela de Santo António

     Capela de Santo António 
     Capela de Santo António 

       Na alameda principal encontra-se a capela do Senhor dos Passos, onde está sepultado Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Mello ( 1772 - 1837 ).   Esta capela está decorada com ricos painéis de azulejos ilustrando a parábola do filho pródigo.

Eugénia Fernandes, nº 15, 5º E

adaptado de http://www.costadacaparica.com.pt/pag.asp?pag=6&t=A-nobreza-de-Almada-


Comentários